quarta-feira, 14 de julho de 2010

O solo

Juntamente com a água, uma planta extrai do solo, através de suas raízes, algumas substâncias importantes ao seu crescimento. Essas substâncias são os nutrientes.
Algumas pessoas costumam, sem querer, matar as plantas ao colocar muita água no vaso. Isso acontece porque as raízes precisam de gás oxigênio do ar que está no solo para respirar. Esse ar chega até elas por meio de poros, isto é, buraquinhos, que existem na terra. quando alguém coloca muita água no vaso, todos esses poros ficam cheios de água e a raiz não consegue o ar de que necessita.
Uma planta que esteja em terra muito compacta também pode morrer, pois o ar não chegará até a raiz. Para que uma planta sobreviva é necessário que o solo contenha ar, ou seja, é preciso a aeração do solo.
Em virtude disso, os alunos da 5ª série, juntamente com a professora, realizaram algumas experiências com três tipos de solo para verificar sua fertilidade. Sendo que, solo fértil é aquele em que plantas conseguem se desenvolver.

Solo 1: Humífero - é a terra preta, também chamada terra vegetal, é rica em húmus
Solo 2: Arenoso - são aqueles que tem uma quantidade maior de areia do que a média
Solo 3: Argiloso - predominam as partículas de argila

Experiência 1: Porosidade e permeabilidade do solo
Com essa experiência, observou-se que no solo humífero (1) o húmus ajuda a reter água no solo, torna-o poroso e com boa aeração. O solo arenoso (2) seca logo porque é muito poroso e permeável: apresenta grandes espaços (poros) entre os grãos de areia. A água passa então com facilidade entre os grãos de areia e chega logo às camadas mais profundas. Já a argila (3) é formada por grãos menores que os da areia. Além disso, esses grãos estão bem ligados entre si, retendo água e sais minerais em quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas. Mas se o solo tiver muita argila, pode ficar encharcado, cheio de poças, após a chuva. A água em excesso nos poros do solo compromete a circulação de ar, e o desenvolvimento das plantas fica prejudicado.

Experiência 2: Fertilidade do solo
Após a experiência da porosidade do solo, verificou-se que o solo humífero é bastante fértil,
pois através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessário às plantas.

Por fim, os alunos contruíram terrários para estudar as relações entre os seres vivos, a fertilidade do solo e o desenvolvimento das plantas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário